Fisiológicamente são responsáveis para total obtenção do controle motor. Estas atuantes envolvem toda movimentação corporal.
Do movimento ao controle motor
Partindo do controle motor o qual envolve funções alimentadas por dados recebidos do ambiente em que a pessoa se encontra junto a proprioceptiva, soma-se a eles os sinais descendentes e ascendentes que convergem tais informações de forma hierarquica ao neurônio motor, gerando os reflexos involuntários nada mais que padrões rítmicos desde seu início voluntário a sua finalização exercidas através do controle que habitualmente possuímos.
Dos movimentos e estruturas
De controle individual dos grupos musculares em seu total planejamento, sequencialmente citamos o ajuste postural adequado com a compensação mecânica dos ossos, articulações e musculatura até sua execução, opondo as modificações de seu estado antes mesmo de iniciar um movimento.
Das estruturas anatômicas no processo do controle motor contamos com: a medula espinhal, responsável por reflexos e ritmos. O tronco encefálico, que moldula os neurônios motores e interneurônios da medula espinhal, vías mediais e laterais além das descendentes, responsáveis pela postura e movimentos dos olhos e das mãos.
Por sua vez o córtex motor, planeja movimentos complexos nas áreas corticais motoras. Já o cerebelo indica a precisão aos movimentos e os ajustam . Núcleos da base planejam toda função motora.
Por:
DANI PESSÔA
atriz, coreógrafa, jornalista – DRT 31970 – MTB 63941
Site da Adriana Roveroni: Site