segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

EXPANSÃO CORPORAL NA ARTE - Dani Pessôa

Expansão Corporal na Arte – por Dani Pessôa
 EXPANSÃO CORPORAL NA ARTE
Da Sensibilização Ao Relaxamento Corporal 
Relaxamento corporal não define-se apenas por um estágio progressivo de percepções mas sim pelo ato de analisar e estudar nossa anatomia, fisiologia e estruturas e organizações corporais, nossos apoios ou seja membros ou partes dos corpos que tocam o chão, as articulações, os alinhamentos ósseos, o contorno corporal entre outros sistemas mais complexos.
Sensibilizar para relaxar não significa jogar o corpo, abandonar-se mas sim trazer ativamente a consciência corporal à tona.Já que os principais aspectos descobertospor meio de pesquisas são utilizados dentro do nosso trabalho corporal, cênico, laboratorial, improvisso, jogos de cena. Entre divergentes situações e contextos podendo ser aproveitadas na dança, canto, cinema, tv ou qualquer uma das artes.
Articulação
 Ao trabalharmos a movimentação corporal, enfatizamos que o movimento junto ao vetor de ligação se transforma em articulações corporais dentro do relaxamento. Baseando-se em pesquisas de corpo, caminhamos por pesquisas conseguindo chegar a um dos destinos : Micro Movimento !

Micro Movimentos

Com certeza mais uma das evoluções dentro do processo corporal, nosso objeto de estudo. Após a articulação, existem também os Micros Movimentos em gênero de amplitude até sua ação maxima chamada Kinesfera, sistema de análise Laban utilizado com finalidade da ocupação máxima em espaço da área corporal do indivíduo. Podendo ser movimentos em termos segmentados, parciais, totais, continuidade de movimento sucessivos,continua, e cada item presente nestas movimentações. Neste processo são incluso os planos: baixo, médio, alto suas dimensões como verticais até as variações de altura e apoios corporais que neles constam.
A evolução do corpo humano e da espécie é vivneciado anologicamente ao arrastar, engatinhar,andar tendo como humanos a capacidade individual e intransferível de reproduzir em si a história e evolução da espécie pelo deslocamento dentro do espaço.




 POR :
DANI PESSÔA – DRT 31970 – MTB 63941
Jornalista, Coreógrafa, Atriz

Site da minha amiga Adriana:  http://www.adrianaroveroni.com.br/blog/expansao-corporal-na-arte-por-dani-pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário